Sem crise, irmão!

Crises financeiras vão e vem o tempo todo. E como empreender na crise?

Esta crise pela qual estamos passando é bem diferente pois envolve algo muito maior do que economia: envolve vidas, diretamente falando.

Contudo as empresas e empreendedores de TI podem passar por essas crises de uma maneira menos problemática, utilizado pequenas técnicas que podem fazer toda a diferença.

Neste artigo trago 5 dicas de como empreender na crise, as quais já utilizamos nestes 15 anos de história de prestação de serviços de TI.

Como empreender na crise?

#1 – Seja Indispensável:

O cliente pode pensar em demitir todos… menos você!

Seja aquela pessoa/empresa à qual o cliente pense: “não posso ficar sem ele/ela de maneira alguma”.

Seja proativo com seus clientes. Esteja sempre propondo soluções para o crescimento do negócio de seus clientes. Não apenas um background.

O cliente deve perceber que você não é um custo e sim um parceiro e um ATIVO para ele.

#2 – Pesque no aquário:

Forneça serviços extras a seus próprios clientes. Aqui na Locamicro, no ano de 2018, crescemos mais de 30% apenas com serviços agregados aos clientes, sem contar novos contratos.

No caso de TI, trabalhamos com várias ferramentas diariamente de diversas finalidades às quais os fornecedores normalmente pagam comissões para quem os represente.

Fornecer antivírus corporativo, serviços de e-mail e arquivos em nuvem, serviços de hospedagem de e-mails, dentre outras soluções agregarão e muito seu faturamento.

#3 – Agregue Valor:

Falando em agregar valor, seja um consultor de seu cliente. Busque sempre pontos de melhoria de seus equipamentos, de sua rede, de seus servidores.

Mostre e crie um planejamento de investimentos no setor para que ele perceba valor em seu trabalho como parceiro e não somente como o “cara da manutenção”.

#4 – Esteja Próximo do Cliente:

O que os clientes mais querem no mundo é ATENÇÃO. Alguém que os escute, entenda e resolva os problemas.

Muitas vezes, que resolva problemas aos quais ele nem sabia que existiam.

Visite os clientes frequentemente, troque idéias, colha sugestões. O cliente vai te dizer tudo que ele precisa. Aí é só você realizar na medida do que foi combinado.

#5 – Procure Novos Conhecimentos e Parceiros:

Desenvolva-se. Aprenda coisas novas, aplicações novas. Procure parceiros que possam fechar uma rede de serviços global na sua empresa. 

Parcerias em desenvolvimento de sites, sistemas, cabeamento estruturado e muitas outras áreas, são idéias de novos serviços que você pode ofertar aos clientes. O parceiro executa e te paga uma comissão.

Só tome cuidado na escolha, pois é seu nome que está em jogo.

Finalizando, estas foram algumas das dicas as quais já utilizamos com sucesso aqui na Locamicro Informática para como empreender na crise.

Espero que lhes possa ser útil.

Se gostou, curte e compartilhe! 🙂

Parceiro Microsoft Partner



Deixe uma resposta